Medicina Tradicional Chinesa

A saúde mental, física e emocional não se separam, estão interligadas influenciando-se constantemente.

A própria OMS (Organização Mundial da Saúde) define a saúde como: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades“.

Para tal é necessário ter consciência do nosso estado geral.

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A Medicina Tradicional Chinesa vem de uma visão única do mundo e do corpo humano, que é diferente de conceitos da medicina ocidental. Esta visão é baseada na percepção chinesa dos seres humanos como um microcosmo maior, em torno de um universo interligado com a natureza e sujeito às suas forças.

LIAN GONG

O Lian Gong em 18 terapias é uma prática corporal da Medicina Tradicional Chinesa desenvolvida com o intuito de restabelecer os movimentos naturais do corpo buscando seu fortalecimento e o equilíbrio de energias.

Possibilita o conhecimento do corpo, a consciência da relação do ser com o universo e a mudança de hábitos na busca de uma vida mais saudável, melhora a qualidade de vida e a saúde.

O Lian Gong em 18 terapias é uma técnica elaborada na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista/traumatologista da Medicina Tradicional Chinesa e da Moderna Medicina Ocidental, com as artes guerreiras e os antigos exercícios terapêuticos.

Os exercícios visam a prevenção e o tratamento de dores no pescoço, ombros, cintura, pernas e também doenças crônicas.

Lian Gong em chinês significa trabalho persistente e prolongado de treinar e exercitar o corpo físico (músculos, tendões e ossos) com objetivo de transformá-lo de fraco para forte e de doente para saudável.

Indicado para pessoas de todas as idades, como fonte de preservação, regeneração e melhoria da saúde.

Aquietar a mente, ancorar-se em si, autoconhecer-se; se tornam urgentes e fundamentais nos dias de hoje. Pois o estresse, a depressão, os medos, inquietudes, indignações, etc. perturbam o sono e o repouso, dificultando a alegria de viver e a expressão da nossa verdadeira natureza.

 

Benefícios da prática regular:

– Aumenta a função respiratória e a resistência do organismo;

– Aumenta o gasto calórico e fortalece o corpo;

– Aumento do efeito terapêutico aos tratamentos médicos;

– Aumenta a flexibilidade e mobilidade articulares;

– Altamente eficiente no tratamento de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), também da artrite e artrose;

– Complementa o tratamento de várias doenças crônicas, tais como: hipertensão, diabetes, obesidade, osteoporose, fibromialgia e distúrbios da menopausa;

– Aumenta a autoestima, melhora o humor e reduz os sintomas da depressão;

– Comprovada eficácia no combate a insônia, ao nervosismo, a enxaqueca, a tristeza e ansiedade, pois os exercícios acalmam a mente, resgatam a concentração e a memorização, e ainda proporcionam prazer e paz interior.

Links de pesquisas feitas pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais da comprovação da eficácia do Lian Gong para a saúde:

Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Revista de Saúde Pública

 

Lian Gong no SUS

Em 2006, o Ministério da Saúde do Brasil incorporou o Lian Gong em 18 Terapias ao SUS – Sistema Único de Saúde como uma prática corporal chinesa que compõe as práticas integrativas e complementares à saúde.

Patrimônio Cultural Intangível

Em 2010, o Lian Gong em 18 Terapias recebeu do governo chinês o título de Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, e em 2015 foi colocado na lista de Treinamento de Alto Nível para promoção da saúde.

 

I QI GONG

I Qi Gong se refere a um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, criado pelo médico ortopedista/traumatologista chinês Dr. Zhuang Yuan Ming, uma derivação do Qi Gong criado a mais de cinco mil anos, que visa a mobilização da energia sutil do corpo (Qi), a correção de desarmonias e o restabelecimento do equilíbrio da saúde física e emocional.

I, em chinês, significa beneficiar, Qi (Chi), significa energia, ar vital, Gong (Kung), significa método, mobilização ou prática.

Várias pesquisas demonstram os benefícios dessa terapia, entre as quais destacamos a promovida pela UFMG. Os primeiros estudos datam do início dos anos 70, quando pesquisadores do Instituto de Qi Gong e Medicina Chinesa de Xangai comprovaram a existência do Qi através de sensores infravermelhos.

Ela aumenta a quantidade de oxigênio nos pulmões, melhora o sistema circulatório e dinamiza o metabolismo em geral.

 

Dentre os benefícios principais, destacam-se:

– Restabelecimento da circulação adequada da energia e do sangue pelo corpo;

– Fortalecimento da respiração, circulação e digestão;

– Alívio do estresse;

– Relaxamento mental;

– Promove o relaxamento e melhora do sono;

– Aumenta o foco;

– Melhora a memória;

– Estimula o sistema imunológico;

– Diminui a pressão arterial;

– Retarda a respiração;

– Melhora a asma e a função cardio-pulmonar;

– Melhora a circulação e flexibilidade;

– Ajuda na função renal;

– Acelera a recuperação após lesão ou cirurgia;

– Alivia a bronquite e enxaquecas;

– Fortalecimento das articulações, tendões, músculos e ossos.

 

Agende agora sua primeira aula de LIAN GONG ou I QI GONG no botão abaixo:

× Como posso te ajudar?